Qual é o problema com o Ensino Médio?
Cálculo Matemática para todos - Ed. nº 24
R$ 10,00
 

Cálculo Matemática para Todos

Todo mês, os jornalistas da Cálculo entrevistam matemáticos, professores, cientistas e especialistas para levar ao leitor a história dos que usam matemática para vencer desafios importantes, sejam desafios pessoais ou profissionais. Cada ideia matemática, da mais simples à mais complexa, é explicada com precisão e simplicidade.

 

Sobre a edição 24

Fizemos a pergunta para oito especialistas no assunto. Todos reconhecem o problema e sugerem remédios — porém se contradizem. É sinal de que a situação está mal diagnosticada.

 

Sumário da edição 24 (JANEIRO/2013)

Reduza a trabalheira à metade

Ao usar a álgebra dos conjuntos, o estudante prova certas afirmações para um caso e elas automaticamente valem para vários casos

 

Redondo, itálico, negrito

Veja como diagramar afirmações matemáticas de modo que seu trabalho passe a impressão de correção e profissionalismo

 

Diante do aleatório, inteligência atrapalha

Uma bióloga com treinamento em matemática descobriu uma boa explicação de por que, às vezes, animais decidem melhor que homens

 

É difícil virar matemático sozinho

Foi o que descobriu um sujeito com inclinação para o autodidatismo. “Eu achava que entendia as coisas, mas só tinha uma noção”

 

Fogo morro acima, água morro abaixo

Em certas condições, 100 pessoas precisam de 7 horas para se atualizar das fofocas, enquanto 100.000 pessoas precisam de apenas 17 horas

 

Como viver bem no mundo dos triângulos

Quando o estudante não consegue apreciar a ideia de proporção e a de interdependência, não entende direito trigonometria e funções|

 

Qual será a cara deste problema?

O que está havendo com o ensino médio? Um responde “A, B e C”, outro “X, Y e Z”, e outro “α, β e γ” — isto é, ninguém sabe ao certo

 

Contando palavras, nos vemos em espelho

Os matemáticos sempre se interessaram mais por números inteiros. Essa é uma das descobertas de quem conta as palavras nos livros

 

Volte atrás para seguir em frente

Quando um professor fala de “princípios primeiros” ou de “princípios originais”, o que está querendo dizer, e o que o aluno deve fazer?

 

Provas de matemática na vida e na classe

Na vida, o sujeito pode consultar livros, amigos, a internet. Em classe, no dia da prova, não pode nada. Provas têm mesmo de ser antinaturais?

 

Dois séculos depois, Florence vive

Na Inglaterra do século 19, Florence Nightingale usou estatística para melhorar a saúde pública, e seus métodos são úteis até hoje

 

A irrealidade da realidade matemática

Ao investigar as propriedades do floco de Koch, o estudante percebe como os objetos matemáticos podem ser reais e irreais ao mesmo tempo.

Cabelos&Cia.
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
BARBA&CIA
Mente Cérebro
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Scientific American
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
História Viva
Edições Anteriores
Edições Especiais
Coleções
Jazz Vida antes da vida
EDITORA SEGMENTO
CNPJ: 65.698.516/0001-05
Rua Cunha Gago, 412 - 1º andar
Pinheiros - São Paulo/SP
CEP 05421-001
Telefone: (11) 3039.5600