Qual é o problema com o Ensino Médio?
Cálculo Matemática para todos - Ed. nº 24
R$ 10,00
 

Cálculo Matemática para Todos

Todo mês, os jornalistas da Cálculo entrevistam matemáticos, professores, cientistas e especialistas para levar ao leitor a história dos que usam matemática para vencer desafios importantes, sejam desafios pessoais ou profissionais. Cada ideia matemática, da mais simples à mais complexa, é explicada com precisão e simplicidade.

 

Sobre a edição 24

Fizemos a pergunta para oito especialistas no assunto. Todos reconhecem o problema e sugerem remédios — porém se contradizem. É sinal de que a situação está mal diagnosticada.

 

Sumário da edição 24 (JANEIRO/2013)

Reduza a trabalheira à metade

Ao usar a álgebra dos conjuntos, o estudante prova certas afirmações para um caso e elas automaticamente valem para vários casos

 

Redondo, itálico, negrito

Veja como diagramar afirmações matemáticas de modo que seu trabalho passe a impressão de correção e profissionalismo

 

Diante do aleatório, inteligência atrapalha

Uma bióloga com treinamento em matemática descobriu uma boa explicação de por que, às vezes, animais decidem melhor que homens

 

É difícil virar matemático sozinho

Foi o que descobriu um sujeito com inclinação para o autodidatismo. “Eu achava que entendia as coisas, mas só tinha uma noção”

 

Fogo morro acima, água morro abaixo

Em certas condições, 100 pessoas precisam de 7 horas para se atualizar das fofocas, enquanto 100.000 pessoas precisam de apenas 17 horas

 

Como viver bem no mundo dos triângulos

Quando o estudante não consegue apreciar a ideia de proporção e a de interdependência, não entende direito trigonometria e funções|

 

Qual será a cara deste problema?

O que está havendo com o ensino médio? Um responde “A, B e C”, outro “X, Y e Z”, e outro “α, β e γ” — isto é, ninguém sabe ao certo

 

Contando palavras, nos vemos em espelho

Os matemáticos sempre se interessaram mais por números inteiros. Essa é uma das descobertas de quem conta as palavras nos livros

 

Volte atrás para seguir em frente

Quando um professor fala de “princípios primeiros” ou de “princípios originais”, o que está querendo dizer, e o que o aluno deve fazer?

 

Provas de matemática na vida e na classe

Na vida, o sujeito pode consultar livros, amigos, a internet. Em classe, no dia da prova, não pode nada. Provas têm mesmo de ser antinaturais?

 

Dois séculos depois, Florence vive

Na Inglaterra do século 19, Florence Nightingale usou estatística para melhorar a saúde pública, e seus métodos são úteis até hoje

 

A irrealidade da realidade matemática

Ao investigar as propriedades do floco de Koch, o estudante percebe como os objetos matemáticos podem ser reais e irreais ao mesmo tempo.

Cabelos&Cia.
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Mente Cérebro
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Scientific American
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
História Viva
Edições Anteriores
Edições Especiais
Coleções
Jazz Vida antes da vida
EDITORA SEGMENTO
CNPJ: 65.698.516/0001-05
Rua Cunha Gago, 412 - 1º andar
Pinheiros - São Paulo/SP
CEP 05421-001
Telefone: (11) 3039.5600