O dinheiro compra tudo? Entrevista exclusiva Michael Sandel
HSM Management - Janeiro/Fevereiro 2015 - Ed. nº 108
R$ 54,00
 
   
 

Sumário - edição Janeiro/Fevereiro 2015

 

Editorial
Lições da terra média

Direto ao ponto

Contagem regressiva com Tom Peters
O maior provocador do pensamento gerencial garante que os executivos precisam de mais tempo livre para serem bons líderes nos dias de hoje

Direto ao ponto

Faça o cisne negro fortalecer você
A especialista em estratégia Solange Mata Machado analisa as lições do livro Antifragile, de Nassim Taleb, autor também de Cisne Negro, e como isso é aplicável às organizações

Direto ao ponto

A Índia está se mexendo, mas…
Integrante dos Brics, a Índia faz agressiva campanha de marketing para atrair investimentos para sua atividade industrial, em uma iniciativa que pode ensinar outros mercados emergentes

Direto ao ponto

Mulheres pedem menos
É o que diz uma especialista da Wharton School. Vale para o Brasil?

Hsm
Os highligths da HSM ExpoManagement 2014

Coluna do Silvio Meira

Alerta de inovação radical no ambiente de negócios
As investigações envolvendo a Petrobras podem ser o ponto de partida para uma inovação absolutamente radical no ambiente de negócios do País como um todo, de alcance e impacto tão grandes ou maiores do que a internet

Ética e sustentabilidade | entrevista

Quase tudo está à venda
O filósofo pop star de Harvard Michael Sandel alerta para os riscos de aplicar os valores de mercado ao bem comum; segundo ele, entre as iniciativas que estão corrompendo as pessoas destacam-se a de permitir aos passageiros que paguem para “furar” as filas de segurança dos aeroportos e a de pagar aos gestores bônus pelo desempenho que eles

Ética e sustentabilidade | case

Ética corporativa é a nova sustentabilidade
Assim como ocorreu com a sustentabilidade, a ética corporativa está se tornando uma das prioridades das organizações

Liderança e pessoas | reportagem

Quem tem medo de Stephen Wolfram?
O inventor e empreendedor famoso pelo software Mathematica inova também ao adotar um modelo de gestão muito peculiar

Liderança e pessoas | artigo

Verticalizar para agilizar
Polêmicos, os especialistas europeus em desenho organizacional Nicolai Foss e Peter Klein sugerem que as empresas precisam verticalizar sua hierarquia a fim de tomar decisões rápidas e interdependentes, como as relativas à inovação do modelo de negócio. Verticalizar, na prática, significa mais gestores seniores e menos médios

Dossiê

A liderança será extinta?
Imagine que uma empresa terá seus processos de decisão cada vez mais automatizados. Sobrará espaço para os gestores e líderes na organização ou a tecnologia expulsará grande parte deles? Conforme o estudo que abre este Dossiê, as máquinas fortalecerão os líderes de carne e osso, permitindo que se concentrem em elaborar as perguntas certas, abordar as exceções, tolerar a

Estratégia e execução | entrevista

Espalhando a excelência
Em entrevista exclusiva, o especialista de Stanford Robert Sutton mostra como as empresas podem fazer as boas práticas de uma pequena equipe serem adotadas por outras; não se trata de treinar, e sim de se guiar por quatro princípios

Estratégia e execução | reportagem

Dividir para multiplicar?
O processo que deve ser completado pela HP no final de 2015 pode mostrar quando e como vale a pena realizar uma cisão nos negócios e, ainda, tirar o estigma que a ferramenta tem de “admissão do fracasso”, tornando-a estratégica para CEOs

Estratégia e execução | reportagem

O novo caminho do Facebook (após 6 lições aprendidas)
Entenda o ousado movimento de Mark Zuckerberg para crescer no mundo dos aplicativos e deixar sua rede social distante do que ela é hoje

Coluna da Betania Tanure

Empresas, governos e a hora de mudar
Pesquisa mostra que empresários preveem reduzir investimentos e até pessoas, sem boas expectativas para 2015; essa é a “deixa” para mudar

Educação executiva | reportagem

Errei, não espalha
Realizado há três anos no Brasil, o icônico evento do Vale do Silício FailCon busca ensinar por meio de casos emblemáticos de fracasso nos negócios. Mas ele enfrenta um desafio peculiar: os brasileiros escondem seus deslizes

Coluna da Carmen Migueles

A inovação e a ética das virtudes
A inovação no Brasil quase sempre aparece associada aos desafios de P&D e a grandes investimentos de capital, mas não seria possível pensá-la olhando para os vínculos entre as pessoas?

Empreendedorismo | reportagem 92 |

Tory Burch e o risco do novo luxo
O conceito de luxo acessível encontrou uma clientela ávida, muito bem identificada pela estilista norte-americana Tory Burch

Coluna do John Davis

Otimistas + pessimistas = a melhor equação
Atenção, empresas familiares: investimentos eficientes de longo prazo requerem uma abordagem otimista aliada a planos de contingência feitos por pessimistas

Inovação | reportagem

A Fila do Brasil reinventa o tênis?
O Grupo Dass, gestor da marca de origem italiana na América Latina, montou um laboratório de biomecânica e, com ele, descobriu uma tecnologia de amortecimento inovadora

Inovação | artigo

O pensamento do design no Brasil
Os especialistas Reinhold Steinbeck e Edgard Stuber trazem à tona obstáculos e vantagens que o Brasil oferece à adoção do design thinking e apostam no futuro da metodologia

Marketing e vendas | artigo

A melhor ratoeira não garante o êxito; use a psicologia
Dilip Soman, especialista em inovação da Rotman School of Management, defende que a abordagem atual para novos produtos e serviços, de cima para baixo, é ineficaz; quem quiser sucesso em lançamentos tem de se pautar pelo comportamento do consumidor

Book hsm

Value Proposition-Design “Design em organizações estabelecidas”
Reinvente-se, mudando de produtos…

Mapa conceitual - HSM Expomanagement

The integrators: A nova competência dos grandes líderes
O mapa da mina do sucesso do líder, desenhado pelo coach dos CEOs, Ram Charan

Cabelos&Cia.
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
BARBA&CIA
Mente Cérebro
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Scientific American
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
História Viva
Edições Anteriores
Edições Especiais
Coleções
Jazz Vida antes da vida
EDITORA SEGMENTO
CNPJ: 65.698.516/0001-05
Rua Cunha Gago, 412 - 1º andar
Pinheiros - São Paulo/SP
CEP 05421-001
Telefone: (11) 3039.5600