O acordo ortográfico corre perigo?
Língua Portuguesa - Abril 2015 - Ed. nº 114
R$ 10,00
 

Língua Portuguesa

Uma revista jornalística, que fala do idioma em todo o seu alcance e dimensão: sua herança, mas, principalmente, sua atualidade. Questões atuais desencadeadas pelo modo como usamos as palavras; casos em que uma expressão vira o centro do debate;  o manejo da língua em situações do cotidiano, nas mais diversas situações e profissões.

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SUMÁRIO Abril –/2015

Entrevista
Ana Luísa Escorel fala sobre a reconstrução do passado na literatura

Lógicas
As variedades de uso que, em geral consideradas erros de português, são na verdade herança de outras épocas, por Aldo Bizzocchi

Retórica
José Luiz Fiorin mostra que é frequente a estratégia de apoiar uma tese por causa da pobreza ou riqueza de alguém

Publicidade
O marketing que explora as aversões do consumidor por Jean Lauand

Biografias
Livro com Emília, do Sítio, revê tradição de biografias ­ficcionais

Obra aberta
Peterson Martins analisa, em hipertexto, uma iluminogravura de Ariano Suassuna

Ortografia
Em que pé está o acordo ortográfico nos países lusófonos

Dito & escrito
As concordâncias extravagantes do verbo “ser”, por Josué Machado

Etimologia
Por que “objeto” e “óbito” são da mesma família de palavras

Academia
Marcelo Modolo e Henrique Santos Braga mostram pesquisa que vincula a gramática à persuasão em editoriais

Sala de aula
Sírio Possenti discute as chamadas “expressões enganadoras” no ensino

Técnica de escrita
Braulio Tavares mostra como valorizar personagens menos importantes da narrativa

Literatura
Um roteiro de leitura da obra de Adélia Prado, por Jeová Santana

Linguinha
Entrevista com Ilan Brenman, que lança A sabedoria do califa

Cinema
A retórica da teatralidade de Alain Resnais em Amar, beber e cantar, por Sergio Rizzo

Berço
A etimologia popular da expressão “passar a mão pela cabeça”, por Márcio Cotrim

Navegador
As novidades de Língua na internet

Plano de aula
João Jonas Veiga Sobral sugere estudo inspirado no artigo “Expressões enganadoras” de Sírio Possenti, desta edição

O português é uma fi­gura
Miltom Hatoum nos traços de Marcílio Godoi

Cabelos&Cia.
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