Nunca foi tão promissor ser mulher nas empresas
HSM Management - Março/Abril 2015 - Ed. nº 109
R$ 54,00
 
   
 

Sumário - edição Março/Abril 2015

 

Editorial
Agora, nossa revista é mensal

Direto ao ponto

Contagem regressiva com David Autor
Cada vez mais, há empregos só para trabalhadores do conhecimento e profissionais de serviços. O especialista em mercado de trabalho David Autor, do MIT, discute as consequências do fenômeno

Direto ao ponto

Em busca do santo graal
Trabalhar menos tempo é uma demanda válida, porque nos permite viver outras identidades. Mas temos de trabalhar melhor –e estar dispostos a fazer sacrifícios.Essa é a mensagem-chave do britânico David Baker, ex-editor da Wired UK e professor da The School of Life. Ele também tem uma sugestão para as empresas: respeitar quem não é workaholic

Direto ao ponto

Procura-se (e paga-se bem)
Que o mundo inteiro está atrás de cientistas de dados e desenvolvedores de mobile já se sabe; agora, conheça outras habilidades em ascensão no mercado global de trabalho. Você tem alguma delas?

Direto ao ponto

Educação e as 9 provocações de Clay Shirky
Por que o célebre professor de comunicação da New York University prega o uso das novas mídias na educação
Por Lizandra Magon de Almeida

Direto ao ponto

5 empresas tech e malignas (no cinema)
O empresário Elon Musk doou US$ 10 milhões para pesquisas que garantam nossa proteção em relação a robôs. Exagero dele? Confira empresas que usaram a tecnologia para o mal

Infográfico

Os comportamentos que todo líder deve priorizar
Uma pesquisa da firma de consultoria McKinsey sobre a saúde das organizações detectou os 20 mais importantes comportamentos de liderança; entre eles, quatro se destacam ao responderem por 89% da eficácia da liderança

Direto ao ponto

Economia criativa X Medo de pensar
Para o especialista John Howkins, essa economia em ascensão exige “ecologias criativas”, nas quais as empresas dão liberdade a seus colaboradores –e estes atuam com autoconfiança

Liderança e pessoas | Case

As próximas 2 horas e a geração flux
Um número cada vez maior de especialistas acredita que o futuro dos negócios é puro caos. Para uma empresa sobreviver e prosperar nesse ambiente, os executivos terão de saber deixar fluir –e flutuar

Liderança e pessoas | Artigo

Gestão, música & chocolate
Entenda a essência de Celso Ricardo de Moraes, presidente do Grupo CRM –conhecido pelas marcas Kopenhagen e Brasil Cacau–, que liderou a Joint venture com a empresa suíça de chocolates Lindt & Sprüngli antes de ser ameaçada por sua concorrência

Liderança e pessoas | Reportagem

10 pessoas superprodutivas
Seis líderes, uma senadora, um chef, um DJ superstar e uma médica-cirurgiã revelam como extraem o máximo de seus dias

Coluna do Pedro Mandelli

Motivação x Motivos
Depois de um grande avanço na implantação de programas de motivação que realmente elevaram a produtividade, as pessoas estão exaustas. É hora de trazer pessoas felizes para a organização –e mantê-las assim

Dossiê

A ascensão das mulheres e a transformação do capitalismo
Nunca as mulheres tiveram tanto poder e oportunidades nas empresas; quando se confirmam como “líderes centradas”, podem ser a chave para um futuro melhor –para os negócios e para a sociedade
Por Joanna Barsh

Dossiê

Lean in X Opt out – O dilema (para as profissionais e para as empresas)
Enquanto cada vez mais empresas se esforçam para ter mulheres na liderança, elas repensam se mergulham na profissão ou priorizam aspirações pessoais
Por Janes Rocha

Dossiê

Empreendedorismo ajuda a resolver dilemas
Visão de curto prazo da carreira, trabalho em tempo parcial e horário flexível poderão tornar-se a tônica dos gestores em cinco anos, com as mulheres recorrendo mais ao empreendedorismo para gerenciar sua vida familiar | Por Janes Rocha

Dossiê

5 histórias, 5 escolhas
As mulheres que você conhecerá a seguir tomaram decisões bem distintas em relação ao desenho de sua vida –profissional e pessoal– e mostram-se bem satisfeitas com o que fizeram | Por Janes Rocha

Dossiê

Onde aplicar

Coluna do empreendedor

Empreendedorismo é uma febre?
Nunca houve tanta gente disposta a empreender no Brasil, e o movimento ganha força em eventos como a Campus Party. Os resultados e as ambições dos empreendedores, porém, mostram que o movimento ainda precisa amadurecer

Educação executiva | Reportagem

Gestores brasileiros estudam design thinking
Cada vez mais profissionais do País estão estudando a técnica de abordar problemas do pensamento do design e conseguindo trazê-la para suas empresas

Educação executiva | Reportagem

ALL capacita 10 mil pessoas em um ano
Se o problema era (e é) a insuficiência de formação no mercado ferroviário no Brasil, a solução encontrada pela operadora ferroviária foi criar uma universidade corporativa

Coluna do trainee

Henrique até já tocou com a banda da empresa
A busca de casar os ideais com a empresa e o cuidado com o “salto alto” marcam a experiência do jovem

Estratégia e execução | Artigo

O yin e o yang da gestão
As empresas podem passar a lidar com as tensões de modo positivo, trocando a teoria da contingência por um equilíbrio dinâmico que as autoras detalham a seguir
Por Wendy Smith e Marianne Lewis

Coluna do líder

Felicidade: vantagem competitiva que (ainda) não está nos livros
A filosofia de gestão “felicidade dá lucro” é muito mais do que um discurso motivacional; ela tem trade-offs bem claros, mas que valem a pena

Inovação | Entrevista

David Kelley: “estamos mudando o capitalismo”
Isso se deve ao design thinking, segundo o especialista, que reintroduz a perspectiva humana na equação dos negócios e tecnologias

Inovação | Case

Deloitte Índia: criatividade no ambiente de trabalho
O problema da subsidiária dessa firma de consultoria era engajamento insuficiente. A solução? Uma competição entre equipes. Resultado: colaboradores inspirados a desempenhar melhor

Inovação | Artigo

Quer inovar? Equilibre o novo e o conhecido
Conheça um modelo que se preocupa menos com a aparência de “novidade” e mais com a missão de tornar acessíveis novos valores, o que introduz o conceito de familiaridade no mundo da inovação

Coluna do André Barrence

O ponto de partida
O laboratório social ao redor do mundo está confirmando que o melhor lugar para começar a inovar é no próprio inovador

Marketing e vendas | Case

O que as marcas de bairro ensinam a sua empresa
Elas têm a capacidade de criar comunidades, determinante na “Era do Você” e fundamental para todas as marcas

Ética e sustentabilidade | Estudo

Empresas se adaptam à economia colaborativa
A tendência de as pessoas compartilharem ou alugarem bens, em vez de simplesmente comprarem o que desejam, não deve assustar as empresas; elas podem se beneficiar disso

Sustentabilidade | Entrevista

Uma questão de valores
O que o atentado ao jornal satírico Charlie Hebdo tem a ensinar para as empresas em termos de ética e valores? Clóvis de Barros Filho, professor de filosofia e ética, diz que a tragédia pode nos ajudar a aprender a tomar decisões que reflitam o mundo em que queremos viver

Especial setorial

Varejo começa a vibrar
O setor, que fatura R$ 1,5 trilhão no Brasil, busca incorporar tendências mundiais, como a de fundir diferentes canais de vendas em um só, ao mesmo tempo que investe para aumentar eficiência e rentabilidade

Coluna do Renato Janine

A ética é um bom negócio?
Está errado acostumar os gestores à ideia de que ser ético não custa nada e até melhora as vendas

Cabelos&Cia.
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Eventos
BARBA&CIA
Mente Cérebro
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Dossiê
Scientific American
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Dossiê
História Viva
Edições Anteriores
Edições Especiais
Coleções
Jazz Vida antes da vida
EDITORA SEGMENTO
CNPJ: 65.698.516/0001-05
Rua Cunha Gago, 412 - 1º andar
Pinheiros - São Paulo/SP
CEP 05421-001
Telefone: (11) 3039.5600