Memória, História e Escolarização
Pedagogia Contemporânea - Ed. nº 3
R$ 12,90
 

Sumário da edição 3

 

O fio, os rastros, a ação e a investigação das práticas educativas

As ricas perspectivas da historiografi a contemporânea para o estudo da educação, dos processos de escolarização e das práticas de formação docente

 

António Nóvoa

Um pensamento fecundo da história da educação

“Sei que, em educação, a história não tem ‘lições’ para dar. Mas tem, certamente, matéria sufi ciente para nos dar que pensar”

 

Anne-Marie Chartier

Historiadora das práticas culturais

A função do educador não é a de aceitar a positividade do que é dado, mas sim a de desnaturalizar o estado das coisas e afi rmar o outro para além do cinismo

 

Antonio Viñao Frago

A crítica da educação como crítica cultural

Os elementos que constituem a cultura escolar devem ser entendidos na dinâmica da própria escola, em diálogo com as influências do seu contexto, mas sem dependência causal deles

 

Michel Foucault

A descolonização do pensamento

Foucault desenvolveu minuciosos estudos históricos, de modo a nos mostrar que o sujeito moderno não é tão somente uma invenção da modernidade, mas que o próprio conceito moderno de sujeito é uma invenção

 

Michel de Certeau

Historiador-vagabundo, jesuíta-Derrante

O ofício do historiador não é ler as marcas que as pessoas comuns fizeram na história, “mas salvaguardar sua errância, sua ruptura escolhida ou submetida à ordem”

Cabelos&Cia.
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Eventos
BARBA&CIA
Mente Cérebro
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Dossiê
Scientific American
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Dossiê
EDITORA SEGMENTO
CNPJ: 65.698.516/0001-05
Rua Cunha Gago, 412 - 1º andar
Pinheiros - São Paulo/SP
CEP 05421-001
Telefone: (11) 3039.5600