Memória, História e Escolarização
Pedagogia Contemporânea - Ed. nº 3
R$ 12,90
 

Sumário da edição 3

 

O fio, os rastros, a ação e a investigação das práticas educativas

As ricas perspectivas da historiografi a contemporânea para o estudo da educação, dos processos de escolarização e das práticas de formação docente

 

António Nóvoa

Um pensamento fecundo da história da educação

“Sei que, em educação, a história não tem ‘lições’ para dar. Mas tem, certamente, matéria sufi ciente para nos dar que pensar”

 

Anne-Marie Chartier

Historiadora das práticas culturais

A função do educador não é a de aceitar a positividade do que é dado, mas sim a de desnaturalizar o estado das coisas e afi rmar o outro para além do cinismo

 

Antonio Viñao Frago

A crítica da educação como crítica cultural

Os elementos que constituem a cultura escolar devem ser entendidos na dinâmica da própria escola, em diálogo com as influências do seu contexto, mas sem dependência causal deles

 

Michel Foucault

A descolonização do pensamento

Foucault desenvolveu minuciosos estudos históricos, de modo a nos mostrar que o sujeito moderno não é tão somente uma invenção da modernidade, mas que o próprio conceito moderno de sujeito é uma invenção

 

Michel de Certeau

Historiador-vagabundo, jesuíta-Derrante

O ofício do historiador não é ler as marcas que as pessoas comuns fizeram na história, “mas salvaguardar sua errância, sua ruptura escolhida ou submetida à ordem”

Cabelos&Cia.
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Eventos
BARBA&CIA
Mente Cérebro
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Dossiê
Scientific American
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Dossiê
História Viva
Edições Anteriores
Edições Especiais
Coleções
Jazz Vida antes da vida
EDITORA SEGMENTO
CNPJ: 65.698.516/0001-05
Rua Cunha Gago, 412 - 1º andar
Pinheiros - São Paulo/SP
CEP 05421-001
Telefone: (11) 3039.5600