Joi Ito, o diretor do Mit Lab pergunta: vocÍ ť um gestor půs-internet?
HSM Management - Janeiro/Fevereiro 2013 - Ed. nº 96
R$ 54,00
 
   
 

Sumário edição Janeiro/Fevereiro 2013

 

Editorial

Uma inovação “nova” e os nove sentidos

Direto ao ponto

Contagem regressiva com Genevieve Bell
A mulher conhecida como “arma secreta ” da Intel apresenta seu ponto de vista antropológico sobre o crescente papel da tecnologia na vida das pessoas –Para ela, as coisas não mudam na forma e na veloci dade que se imagina

Direto ao ponto

Retorno social, sim
O modelo do banco dos pobres de Muhammad Yunus se multiplica: a finca oferece serviços financeiros aos empreendedores mais carentes do planeta, a fim de ajudá-los a melhorar o padrão de vida, como explica, nesta entrevista exclusiva, seu fundador, Rupert Scofield

Direto ao ponto

A Affectiva traduz emoções
Reportagem HSM Management mostra como essa empresa utiliza tecnologia de ponta, desenvolvida no MIT, para produzir software de leitura automatizada das emoções humanas

Direto ao ponto

Onde está o dinheiro
Especialistas da Wharton questionam a estratégia de negócio do Twitter, como mostra reportagem

Direto ao ponto

Glória passageira à vista
O especialista em cenários da FDC, Paulo Vicente dos Santos Alves, projeta quatro futuros para os megaeventos esportivos no Brasil. O mais provável não contribuirá para nosso crescimento sustentável

Alta gerência - Empresas familiares -John Davis e convidados

Em vez de prisão, liberdade
De acordo com John Davis, especialista de Harvard em empresas familiares, a liderança eficaz pressupõe delegação de tarefas e composição com os outros, tanto na empresa como na família

Pensamento nacional corporativo

Gestão de alta complexidade
Gestão de alta complexidade Paulo ChapChap desenha, com seu exemplo, um tipo de gestor que pode ser mais adequado aos desafios dos novos tempos, sinceramente preocupado com a sustentabilidade, a segurança e a qualidade de seu negócio. Ele lidera o hospital Sírio-Libanês e concedeu esta entrevista exclusiva

Pensamento nacional

Sua empresa se planeja para o efeito Kinect?
Segundo Pedro Zanni, professor de estratégia da FG -EAESP, e seus colegas consultores e professores Luís Eduardo de Carvalho, Germán Alfonso e Saulo Bonassi, as empresas podem –e devem– “equilibrar” estratégias emergentes com o processo de planejamento formal

Alta gerência

a.i. antes da internet, d.i. depois da internet
Em entrevista exclusiva, Joichi “Joi” Ito, líder do MIT Media Lab, Sugere nove princípios para que os gestores adotem a mentalidade pós-internet e façam sua transição para o futuro

Novas fronteiras da gestão

O erro capitalista e a ilusão de Robin Hood
Os Estados Unidos estão errando no que se refere a inovação e todos que os copiam (como o Brasil) também; seu modelo não gera um trabalho novo e, portanto, não cria empregos não exportáveis, o que deveria ser a meta primordial. Para beneficiar a economia, a inovação requer um contexto radicalmente distinto, com mudanças em métricas de desempenho induzidas pelo governo (os

Empresas

“Vamos fazer história nesse mercado”
Em entrevista exclusiva, Gino Di Domenico detalha a transformação de uma empresa familiar em subsidiária de uma “companhia japonesa internacionalizada”. ele é o CEO da Brasil Kirin, ex-Schincariol

Marketing

Grande irmão
O ano não é 1984, como no livro de George Orwell, mas a publicidade parece tão invasiva quanto seu “big brother”, como se olhasse os consumidores pelo buraco da fechadura. Isso pode gerar revolta, alerta Joseph Turow, da Upenn, nesta entrevista

Gestão de pessoas

Desconexão
A empresa que os presidentes pensam dirigir não é a mesma para a qual os funcionários trabalham, como mostra esta reportagem

Empresas

PepsiCo: um passo à frente e dois para trás?
A CEO Indra Nooyi aposta em produtos mais saudáveis, mas é critica da por enfraquecer marcas tradicionais da empresa, como mostra esta reportagem

Estratégia

Razão de ser
A especialista de Harvard Cynthia Montgomery quer que os gestores mudem o modo de pensar em estratégia. Em entrevista exclusiva, ela pede que eles se façam perguntas fundamenta is como: “Por que e para quem é importante nossa empresa?”

Empreendedores

Freelancer.com, a nova leiloeira da internet
Como mostra reportagem HSM Management, para cada empreitada a ser executada, existe uma pessoa interessada. O australiano Matt Barrie juntou essas duas realidades e criou um dos sites que mais têm crescido nos últimos anos em todo o mundo

Dossiê

Educação & trabalho
O progresso tecnológico excessivo está dando início a uma fase da história da humanidade na qual serão necessários cada vez menos trabalhadores para produzir os bens e serviços de que se necessita. Diante disso, restam duas opções: uma é fazer as pessoas disputarem trabalho com as máquinas, o que parece estar fadado ao fracasso; outra é reeducá-las para atuar

Empresas

Já ouviu falar do Pinterest?
Reportagem revela como surgiu o novo paradigma do design –e talvez o maior mecanismo de vendas– da internet

Inovação

Reprograme seu DNA para ser criativo
Desenvolver as cinco competências de descoberta pode transformar qualquer gestor em um inovador, como escrevem os especialistas Jeff Dyer, Hal Gregersen e Clayton M. Christensen nestes highlights do livro DNA do Inovador

Alta Gerência

A década perdida da liderança
Bill George, professor de Harvard e ex-CEO da medtronic, critica, em entrevista, a inadequação dos líderes atuais

HSM EXPOMANAGEMENT 2012

Competitividade artificial…
… é a grande vulnerabilidade das empresas. Com surpreendente autocrítica, o mundo corporativo representado na HSM ExpoManagement 2012 afirmou que precisa, até 2020, adotar novos vetores e focos competitivos

HSM EXPOMANAGEMENT 2012

O salto mais do que urgente
Foram apresentadas várias propostas para um avanço rápido, na forma de novos métodos de operação ou de iniciativas em áreas específicas

HSM EXPOMANAGEMENT 2012

O caminho é o do meio
Atrair os extremos para que colaborem é a melhor maneira, se não a única, de viabilizar os saltos de inovação considerados fundamentais, concordaram os palestrantes

HSM EXPOMANAGEMENT 2012 HSM Management

Inclusão dos stakeholders jovens
Você está preparado para viver em ritmo de sete anos em um? É mais ou menos esse o pique imposto às empresas pelos representantes das gerações Y e Z, clientes ou funcionários, como mostraram palestrantes da ExpoManagement 2012

HSM EXPOMANAGEMENT 2012

Parceria com as mulheres
À luz dos resultados de uma pesquisa exclusiva, encomendada por HSM Management ao Grupo DMRH e Nextview, a ExpoManagement destinou espaço inédito às executivas, para discutir sua inserção na liderança e as contribuições que fazem à gestão do negócio

HSM EXPOMANAGEMENT 2012

Muda o mapa-múndi
Com a guinada das forças econômicas do planeta, as empresas devem reaprender a posicionar-se internacionalmente, agora, mais no comércio leste–oeste e com reconstrução do negócio, segundo Ram Charan

Sustentabilidade

Amyris, entre o céu e o purgatório
Os grandes avanços da empresa norte-americana em bioengenharia –e seus planos de produzir biocombustíveis da cana-de-açúcar do Brasil– prometiam transformar o modo como o mundo produz energia, cosméticos e remédios, só que a realidade (e Wall Street) se colocou no caminho, como mostra esta reportagem. Agora tudo depende da fábrica brasileira

Finanças

Evite que a incerteza o engesse
Para estudo McKinsey, uma taxa de desconto elevada demais pode inviabilizar um bom projeto. O melhor é estimar múltiplos cenários de fluxo de caixa, incluindo um negativo

Assunto pessoal

Agenda de CEO
Como os presidentes de empresas administram o tempo? Estudos mostram que eles gastam mais horas com reuniões do que traçando planos. Será verdade?

Assunto pessoal

O algoritmo da inteligência
No envolvente How to Create a Mind, Ray Kurzweil deixa mais palpável a possibilidade de que máquinas e homens se tornem ainda mais inteligentes (e conquistem o universo)

Assunto pessoal

Vince Lombardi, coach de equipes

O que eles disseram

O que eles disseram na HSM ExpoManagement 2012

Cabelos&Cia.
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Mente Cérebro
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Scientific American
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
História Viva
Edições Anteriores
Edições Especiais
Coleções
Jazz Vida antes da vida
EDITORA SEGMENTO
CNPJ: 65.698.516/0001-05
Rua Cunha Gago, 412 - 1º andar
Pinheiros - São Paulo/SP
CEP 05421-001
Telefone: (11) 3039.5600