Eric Ries e a disseminação do pensamento enxuto da Toyota para empreender e inovar
HSM Management - Maio/Junho 2014 - Ed. nº 104
R$ 54,00
 
   
 

Sumário - edição  Maio/Junho  2014

Editorial
Um parágrafo pode revolucionar um negócio

Direto ao ponto

Contagem regressiva com Seth Godin
Provocador-mor da gestão atual, Seth Godin lança compulsivamente ideias virais, como a de que devemos todos ser “linchpins”, profissionais indispensáveis. Nesta entrevista exclusiva, ele explica por que faz isso

Direto ao ponto

A economia do futebol
A Copa do Mundo no Brasil é uma oportunidade de repensarmos a gestão do futebol como negócio. Se as cinco grandes ligas de futebol europeias movimentam, juntas, US$ 16,5 bilhões por ano, o Brasileirão rende US$ 1,1 bilhão. Outros esportes também se saem melhor

Direto ao ponto

Os plutocratas
Nunca se falou tanto em tornar o capitalismo mais justo, mas um livro diz que 7 milhões de super-ricos globais vêm aumentando a desigualdade

Direto ao ponto

As marcas fortes do outro lado do mundo
Giant, Couronne, Ipa-Nima e Giordano são alguns dos nomes que, em breve, todos conhecerão

Direto ao ponto

Aprendendo com os alemães
Será que, pelo bem da economia e dos indivíduos, o futuro do trabalho passa por compartilhá-lo? A experiência recente do programa Kurzarbeit, na Alemanha, talvez sirva de inspiração

Direto ao ponto

O coreógrafo & o executivo
O renomado coreógrafo Wayne McGregor conversa com Nikesh Arora, um dos principais executivos do Google, sobre a alquimia das forças antagônicas dos processos criativos

Estratégia e execução | reportagem

Uma Thurman, Rudolf Nureyev e a opção de não fazer nada
Os pesquisadores Rom Y. Schrift, da Wharton School, e Jeffrey R. Parker, da Georgia State University, garantem ter identificado uma forma de aumentar a probabilidade de alcançar o objetivo esperado após a realização de uma escolha

Estratégia e execução | reportagem

Eu, gestor de riscos?
Todos nós somos guardiões de riscos nas empresas agora, mas nem todos estamos preparados para lidar com eles, como sugerem especialistas

Estratégia e execução | estudo

Você deve terceirizar o analytics?
De acordo com estudo, transferir a atividade de analytics para um fornecedor externo ou empresa offshore pode trazer ganhos, mas requer uma cuidadosa avaliação dos resultados esperados e das incumbências de cada parte

Dôssie

+ Lean
“Lean” significa enxuto em inglês, mas, no dicionário empresarial, remete a uma filosofia nascida nas fábricas da Toyota dos anos 1950. Apoia-se em dois pilares: no kaizen, que é a filosofia de melhoria contínua para eliminar lacunas que vão dinamicamente surgindo na produção, e no empowerment dos operários de linha de montagem. Isso torna a

Estratégia e execução | reportagem

A CA Technologies muda, no mundo e no Brasil
Acompanhe a transformação dessa empresa de soluções tecnológicas de US$ 4,6 bilhões, que passa a priorizar o que ela chama de “desenvolvimento orgânico”

Coluna do Silvio Meira

Inovar… nos índices?
As empresas vivem duas ilusões alternativas e perigosas: a de que a inovação não dá resultado e a de que a inovação não precisa dar resultado. O problema deriva de tentar medir o futuro no presente

Educação | Case

Universidade Bradesco reforça o RH estratégico
O Bradesco inova no desenho da trilha de desenvolvimento de seus colaboradores, transformando o treinamento e o desenvolvimento tradicionais em universidade corporativa

Empreendedorismo | entrevista

Crescer sem perder a doçura
Em 1996, duas jovens empreendedoras incluem uma nova palavra no dicionário gastronômico: cupcake. Dez anos depois, Steve Abrams compra a marca Magnolia e dá novo impulso ao negócio, tornando a marca famosa mundialmente, sem investir um único centavo em marketing. Nesta entrevista exclusiva, ele conta um pouco de sua receita de sucesso

Coluna do John Davis

Corra que a “destruição criativa” vem aí
Até 2020, será gigantesca a velocidade das mudanças capazes de tornar um negócio obsoleto; a palavra de ordem é diversificação

Sustentabilidade | entrevista

“As empresas que não são éticas vão desaparecer”
O executivo-chefe de ética da L’Oréal mundial, Emmanuel Lulin, foi eleito o executivo top de ética do mundo. Nesta entrevista exclusiva, ele mostra como sua empresa se estrutura para responder às cobranças e ameaças na área

Sustentabilidade | estudo

Uma crítica ao valor compartilhado
Segundo o estudo dos pesquisadores Andrew Crane, Dirk Matten, Guido Palazzo e Laura Spence, do Canadá e da Europa, o conceito de Porter e Kramer reforça a visão reducionista do propósito de uma empresa, que precisa ser modificada se quisermos realmente legitimar o capitalismo

Coluna da Carmen Migueles

As metas de longo prazo e os indicadores
Sua empresa está investindo nas coisas certas ou vem negligenciando o futuro? A dificuldade de responder a isso, e de emplacar um planejamento do futuro eficaz, tem a ver com a falta das métricas certas

Estratégia e execução | case

Mudança inspirada em Paulo Freire
A Mercur, conhecida fabricante de borrachas do Rio Grande do Sul, renunciou ao lucro como único indicador de sucesso em nome de resultados melhores no futuro. Seu líder, Jorge Hoelzel Neto, vem fazendo os tradeoffs necessários, como conta o consultor Vicente Gomes

Liderança e pessoas | reportagem

Bacardi moderniza gestão, com mais mulheres
A operação brasileira da fabricante de bebidas não recebia muita atenção da matriz, porém uma história de mudança começou a ser escrita em 2012 –e incluiu um programa de liderança feminina

Liderança e pessoas | estudo

As melhores empresas para trabalhar na América Latina em 2014
As companhias brasileiras são quase 50% dos três rankings do Great Place to Work, divididos por porte de empresa, e, embora não ocupem os primeiros lugares e tenham recuado um pouco em confiança, continuam avançando em sua maior vulnerabilidade: a meritocracia. Este ano, a seleção, que combina avaliação pelos funcionários e análises das práticas corporativas

Liderança e pessoas | reportagem

Hacker de líderes
Uma autoridade quando o assunto é liderança, Mike Myatt afirma que o desprendimento do líder encoraja a inovação e atrai a colaboração e que os melhores líderes são aqueles que mais investem na reflexão e incentivam suas equipes a fazer isso

Inovação | entrevista

O design em suas mãos
Nesta entrevista, Jeanne Liedtka, professora da Darden School of Business, fala sobre seu novo livro, que busca levar os próprios gestores a trabalhar com as perguntas, as ferramentas e o processo de design thinking

Inovação | reportagem

DonorsChoose: Crowdsourcing para contornar a burocracia
Como mostra esta reportagem, a DonorsChoose usa a rede para proporcionar recursos aos professores e direciona seus dados para desmobilizar os entraves da burocracia

Coluna da Betania Tanure

O caso da GERDAU no BRASIL
Como uma empresa bem-sucedida pode manter-se saudável? O caso Gerdau, desenvolvido aqui, oferece algumas lições valiosas

Hsm eventos

Humanamente líderes
Entenda por que a incerteza e a complexidade do momento atual podem exigir, dos líderes, maior construção de vínculos positivos com as pessoas, e, das finanças, mais subjetividade e dúvida nas avaliações. Confira a cobertura exclusiva dos dois eventos mais recentes da HSM: Fórum HSM Gestão & Liderança e seminário Damodaran on Valuation

Book HSM

Levando as pessoas com você
Uma abordagem orientada ao insight para liderar pessoas e alcançar grandes objetivos

Mapa temporal

Tudo muda o tempo todo
Entre nossos mapeamentos de última página, esta é a vez do mapa temporal. Pedimos a um executivo brasileiro que comparasse aspectos e desafios da carreira e da vida pessoal antes e depois, há 21 anos e hoje. Bruno Fiorentini Júnior é GM (gerente-geral, na sigla em inglês) de publicidade e comunicação online da Microsoft para

Cabelos&Cia.
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
BARBA&CIA
Mente Cérebro
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Scientific American
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
História Viva
Edições Anteriores
Edições Especiais
Coleções
Jazz Vida antes da vida
EDITORA SEGMENTO
CNPJ: 65.698.516/0001-05
Rua Cunha Gago, 412 - 1º andar
Pinheiros - São Paulo/SP
CEP 05421-001
Telefone: (11) 3039.5600