Eles ensinam a unir reflexão e prática em uma empresa
HSM Management - Março/Abril 2012 - Ed. nº 91
R$ 54,00
 
   
 

Sumário edição Março/Abril 2012

Editorial

A psicologia da temporada de chuvas

Direto ao ponto

Contagem regressiva com Marina Gorbis
Natural de Odessa, Ucrânia, Marina Gorbis está especialmente preparada para observar os fenômenos de uma perspectiva mundial. Em 2006, criou o Global Innovation Forum, projeto que compara estratégias de inovação entre diferentes regiões, e pouco depois fundou A Global Ethnographic Net work (GENE), um programa de pesquisa dedica do a estudar a vida Cotidiana dos habitantes do Brasil, da Rússia, da Índia, da China

Direto ao ponto

A convocação de Terri Kelly
Segundo a CEO da W.L. Gore, as empresas devem começar a adotar a liderança compartilhada já, se não quiserem perder os maiores talentos

Estratégia

Dois mitos sobre a competitividade
O especialista Xavier Sala-i-Martin, da Columbia University, separa os conceitos “competitivo” e “barato”, questiona a obediência às prioridades governamentais e sugere duas novas diretrizes

Direto ao ponto - Empresas familiares - John Davis & Associados

Quanto deve durar o mandato de um CEO ?
Se em empresas familiares os presidentes chegam a ficar 30 anos no cargo, nas organizações privadas o tempo médio costuma ser de cinco anos. O especialista de Harvard John Davis, que estará no Brasil em abril para o Fórum HSM Family Business, propõe um exercício: se você tivesse de optar entre um e outro, por quanto tempo um CEO permaneceria

Inovação

Uma casa de US$ 300
O concurso é um bom meio para a inovação? É, segundo a experiência dos experts Vijay Govindarajan e Christian Sarkar com uma habitação popular

Direto ao ponto

Hora zero da verdade
Em entrevista, Jim Lecinski, executivo do Google, e Jerry Wind, professor da Wharton, discorrem sobre a “Hora zero da verdade” (ZMOT), aquela em que o consumidor toma contato com um produto pela internet

Download

Pensamento Nacional

Branding como instrumento de gestão
Indo muito além da retórica que hoje envolve o branding, Jaime Troiano, pioneiro da área no Brasil, propõe um processo para que ele possa ser internalizado na organização e contribua para sua real sustentabilidade

Estratégia

E o Walmart abraçou a gestão ecofinanceira
Edward Humes, autor do livro Force of nature, explica, nesta entrevista, a estratégia ecofinanceira do gigante supermercadista: poupar recursos e atrair os consumidores dofuturo

Gestão de pessoas

Você gerencia as gerações?
Tamara Erickson, uma das maiores especialistas em cultura e organização do trabalho, comenta sua recente pesquisa sobre a diversidade geracional nas organizações de sucesso e sugere, em entrevista exclusiva, como aproveitar os pontos forte s e as especificidades de cada grupo etário para melhorar resultados

Estratégia

Modelos replicáveis
Por que algumas empresas conseguem excelentes resultados em certas iniciativas, mas não são capazes de reproduzi-los? Chris Zook, sócio da firma de consultoria Bain & Company, diz que descobriu a resposta e a divide em entrevista exclusiva

Inovação

6 experimentos gerenciais para fazer hoje
Para reverter o cenário dos “gestores sem esperança, sem alegria e sem conserto”, o pesquisador Jules Goddard, da London Business School, recomenda às empresas um laboratório com novos métodos de management

Dossiê

O negócio mais promissor do planeta
O leitor já ouviu falar em “engenharia gandhiana”? Na explicação do cientista indiano Raghunath Mashelka, é uma maneira de traduzir um dos ensinamentos de Gandhi: “A Terra proporciona o suficiente para satisfazer a necessidade de todos os homens, mas não a cobiça de todos eles”. Em outras palavras, engenharia gandhiana significa conseguir mais com menos para mais pessoas e é sinônimo de

Sustentabilidade

Entusiastas saem na frente
Quão rápido as empresas estão adotando uma gestão orientada para a sustentabilidade? O mais recente estudo Sustentabilidade & Inovação, realizado pelo Boston Consulting Group e pela MIT Sloan Management Review, identifica dois grupos bem diferentes: as “entusiastas” e as “cautelosas”

Estratégia

A mulher que aposta alto
Angela Ahrendts levou a Burberry das capas de chuva glamourosas ao cume do mercado de luxo orientando seu negócio para o público jovem, capitalizando o poder do mundo digital sem ser infiel à história da marca, como mostra esta reportagem

Estratégia

Manual para a fabricação digital
O Professor da New York University Tom Igoe e a pesquisadora portuguesa Catarina Mota ensinam como as empresas podem se preparar para os desafios e as oportunidades que a cultura do “faça você mesmo” (DI Y, na sigla em inglês que se vem popularizando), descentralizada e muito mais voltada para o cliente

Empreendedores

TaskRabbit, a rede dos bons vizinhos
Leah Busque reuniu, em um mercado online, um pool de prestadores de serviços e seus potenciais contratantes. A TaskRabbit promove o relacionamento e as trocas entre pessoas de uma mesma vizinhança, que se ajudam em todo tipo de tarefas, como mostra esta reportagem

Gestão de pessoas

Da cenoura à autonomia
Se os velhos incentivos já não geram bom desempenho e as empresas precisam experimentar novas técnicas de motivação, o que fazer? Nesta entrevista exclusiva, Daniel Pink, especialista em desenvolvimento de habilidades pessoais e no universo do trabalho, explica por que é importante dar autonomia aos funcionários

Inovação

Só as plataformas se movem
Mesmo com a mudança dos modelos de negócio e de tecnologia, e das ideias sobre gestão, há um conhecimento que permanece, como diz, nesta entrevista, Michael Cusumano, professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT)

Comportamento

Gente tóxica
Se você fica com os nervos à flor da pele com as atitudes de algum colega de trabalho, conheça o método de desintoxicação da psicoterapeuta Katherine Crowley, em quatro passos

Leitura especial

Blogs que valem por livros

Competências

O ABC da meditação
As pessoas que meditam são mais felizes, eficientes e se sentem mais motivadas e comprometidas em todas suas atividades. O professor Tal Ben-Shahar explica como adquirir tal hábito

Modelos

Charles de Gaulle, sempre pronto para atuar

O que eles dizem sobre

O que eles dizem sobre problema

Cabelos&Cia.
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Eventos
BARBA&CIA
Mente Cérebro
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Dossiê
Scientific American
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Dossiê
História Viva
Edições Anteriores
Edições Especiais
Coleções
Jazz Vida antes da vida
EDITORA SEGMENTO
CNPJ: 65.698.516/0001-05
Rua Cunha Gago, 412 - 1º andar
Pinheiros - São Paulo/SP
CEP 05421-001
Telefone: (11) 3039.5600