Educadores Brasileiros
Educadores Brasileiros 2011 - Ed. nº 2
Produto indisponível

Sumário da edição 2

 

Manoel Bomfim
Um educador esquecido

Seu repertório cultural era amplo, atualizado e dirigido para além daquilo que estava dado no momento, tanto é que suas ideias anteciparam muito do que viria a ser produzido posteriormente

Mitsuko Aparecida, Makino Antunes e Antonio Carlos Caruso Ronca

 

Firmino Costa
Quando ensinar é fazer ver

Mais do que ensinar a ler, os alunos deveriam adquirir o hábito de uma leitura qualificada que, em linhas gerais, se mimetizasse com o próprio estudo

Juliana Cesário Hamdan e Luciano Mendes de Faria Filho

 

Alceu de Amoroso Lima
O humanismo cristão e a educação

A partir de sua “conversão” e do decorrente envolvimento na militância intelectual católica, Alceu passou a escrever buscando uma hermenêutica do pensamento cristão engajado na história

Antônio Joaquim Severino

 

Paschoal Lemme
Singular entre os “cardeais da educação”

Embora socialista, Lemme reuniu002Dse aos liberais em busca de uma “escola nova” que superasse os padrões de um sistema escolar fortemente excludente, acessível a poucos e de baixa qualidade

Zaia Brandão

 

Aparecida Joly Gouveia
Territórios da educação

O trabalho com a educação deve basear002Dse na construção rigorosa de conhecimentos sobre problemas da área e na formação de novos pesquisadores

Menga Lüdke

 

Laerte Ramos de Carvalho
A educação pela presença

Um educador que se caracterizou não só pelas aulas que ministrou ou pelos textos e reflexões que escreveu, mas sobretudo pela força educativa de sua presença

Bruno Bontempi Jr.

 

Maurício Tragtenberg
A ousadia de conhecer

Formar na liberdade é formar sujeitos capazes de criar uma sociedade livre dos constrangimentos de um poder dela separado e sobre ela exercido 

Lúcia Bruno e Doris Accioly e Silva

 

Maria Nilde Mascellani
Uma educação voltada para o trabalhador

De maneira admirável, Maria Nilde deu voz e vida a projetos inimagináveis, traduzindo002Dos numa pedagogia inteiramente voltada para a educação do trabalhador

Francisca Eleodora Santos Severino

 

MAGDA BECKER SOARES
Travessia de uma educadora

Ensinar a ler é ir, aos poucos, lapidando um diamante, pois ler é um verbo transitivo, “um processo complexo e multifacetado”

Francisca Izabel Pereira Maciel

 

MARIA CLOTILDE ROSSETTI-FERREIRA
Desenvolvimento e formação humana

A criança e sua realidade não devem ser enquadradas em escolas de pensamento. Isso serve menos à compreensão e intervenção na realidade e mais a interesses corporativistas

Ana Paula Soares da Silva, Gabriela Campos Darahem e Nina Rosa do Amaral Costa

Cabelos&Cia.
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Eventos
BARBA&CIA
Mente Cérebro
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Dossiê
Scientific American
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Dossiê
EDITORA SEGMENTO
CNPJ: 65.698.516/0001-05
Rua Cunha Gago, 412 - 1º andar
Pinheiros - São Paulo/SP
CEP 05421-001
Telefone: (11) 3039.5600