Como o cérebro aprende
edição especial - Mente e Cérebro - Ed. nº 8
Produto indisponível

Esta edição aborda os mecanismos de aprendizagem do cérebro que intrigam não só pesquisadores do funcionamento cerebral e educadores, mas também pessoas das mais diversas áreas como filósofos, psicólogos, antropólogos entre outros. Este número traz artigos de especialistas internacionais e de grupos multidisciplinares brasileiros que têm se dedicado à pesquisa de formas mais eficazes de ensinar.

SUMÁRIO

Ciência do aprendizado
GERHARD FRIEDRICH E GERHARD PREISS
Com o auxílio da pesquisa cerebral, professores, educadores e psicólogos desenvolvem estratégias inovadoras

Aprender a ensinar
GLÁUCIA LEAL
Na busca de métodos mais eficientes, pesquisadores brasileiros de diversas áreas dedicam-se à pedagogia neurocientífica

Neurônios em ação
RALPH SCHUMACHER
Neurobiologia fornece elementos que aprimoram diagnósticos e explicações acerca de distúrbios cognitivos

Poucas palavras
CHRISTINA KAUSCHKE
De cada 100 crianças saudáveis, sete têm alguma dificuldade para aprender a língua materna, o que pode prejudicar o desempenho na escola

Entre a fala e a escrita
EDUARDO CALIL E CRISTINA FELIPETO
Reconhecer que a criança tem noções de escrita antes da alfabetização facilita práticas de ensino e estimula pesquisas sobre letramento

Dinâmica do conhecimento
MAURO MUSZKAT
Estudos sobre neuroplasticidade levantam questões sobre a responsabilidade da cultura, do meio e da educação na constituição dos indivíduos

Os benefícios do tempo
MICHAEL FALKENSTEIN E SASCHA SOMMER
Pesquisas comprovam que pessoas mais velhas não têm necessariamente pior desempenho. Em muitas tarefas os idosos são mais eficientes

Súbita percepção
GÜNTHER KNOBLICH E MICHAEL ÖLLINGER
Insight é a compreensão repentina de alguma coisa. Encarar problemas de ângulos diferentes do usual estimula essa habilidade

O cérebro e a linguagem
ANTÓNIO DAMÁSIO E HANNA DAMÁSIO
Estruturas de mediação coordenam atividades dos centros cerebrais. Alguns especializaram-se na elaboração dos conceitos; outros, na de palavras e frases

Mente simbólica
JUDY S. DELAOCHE
Crianças pequenas costumam confundir objetos reais e seus símbolos. Aprender a pensar simbolicamente requer grande esforço

A língua cria o mundo
LUDWIG JÄGER
Pensamento e linguagem são capacidades indissociáveis: processos mentais e concepção de mundo surgem com a língua que falamos

Do som ao verbo
SABINE KERSEBAUM
Das primeiras sílabas ao discurso articulado, os anos iniciais de vida são essenciais para a consolidação da linguagem

Quando mais cedo melhor
KATHARINA KRAMER
É fácil aprender idiomas estrangeiros até o terceiro ano de vida. Mais tarde, o aprendizado se torna mais difícil

Labirintos da consciência
KAI VOLGELEY E ALBERT NEWEN
Quanto mais se conhece o funcionamento da mente, mais dúvidas temos a respeito de quem somos. Afinal, que sabemos de nós mesmos?

Cabelos&Cia.
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Eventos
BARBA&CIA
Mente Cérebro
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Dossiê
Scientific American
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Dossiê
EDITORA SEGMENTO
CNPJ: 65.698.516/0001-05
Rua Cunha Gago, 412 - 1º andar
Pinheiros - São Paulo/SP
CEP 05421-001
Telefone: (11) 3039.5600