Como o cérebro aprende
edição especial - Mente e Cérebro - Ed. nº 8
Produto indisponível

Esta edição aborda os mecanismos de aprendizagem do cérebro que intrigam não só pesquisadores do funcionamento cerebral e educadores, mas também pessoas das mais diversas áreas como filósofos, psicólogos, antropólogos entre outros. Este número traz artigos de especialistas internacionais e de grupos multidisciplinares brasileiros que têm se dedicado à pesquisa de formas mais eficazes de ensinar.

SUMÁRIO

Ciência do aprendizado
GERHARD FRIEDRICH E GERHARD PREISS
Com o auxílio da pesquisa cerebral, professores, educadores e psicólogos desenvolvem estratégias inovadoras

Aprender a ensinar
GLÁUCIA LEAL
Na busca de métodos mais eficientes, pesquisadores brasileiros de diversas áreas dedicam-se à pedagogia neurocientífica

Neurônios em ação
RALPH SCHUMACHER
Neurobiologia fornece elementos que aprimoram diagnósticos e explicações acerca de distúrbios cognitivos

Poucas palavras
CHRISTINA KAUSCHKE
De cada 100 crianças saudáveis, sete têm alguma dificuldade para aprender a língua materna, o que pode prejudicar o desempenho na escola

Entre a fala e a escrita
EDUARDO CALIL E CRISTINA FELIPETO
Reconhecer que a criança tem noções de escrita antes da alfabetização facilita práticas de ensino e estimula pesquisas sobre letramento

Dinâmica do conhecimento
MAURO MUSZKAT
Estudos sobre neuroplasticidade levantam questões sobre a responsabilidade da cultura, do meio e da educação na constituição dos indivíduos

Os benefícios do tempo
MICHAEL FALKENSTEIN E SASCHA SOMMER
Pesquisas comprovam que pessoas mais velhas não têm necessariamente pior desempenho. Em muitas tarefas os idosos são mais eficientes

Súbita percepção
GÜNTHER KNOBLICH E MICHAEL ÖLLINGER
Insight é a compreensão repentina de alguma coisa. Encarar problemas de ângulos diferentes do usual estimula essa habilidade

O cérebro e a linguagem
ANTÓNIO DAMÁSIO E HANNA DAMÁSIO
Estruturas de mediação coordenam atividades dos centros cerebrais. Alguns especializaram-se na elaboração dos conceitos; outros, na de palavras e frases

Mente simbólica
JUDY S. DELAOCHE
Crianças pequenas costumam confundir objetos reais e seus símbolos. Aprender a pensar simbolicamente requer grande esforço

A língua cria o mundo
LUDWIG JÄGER
Pensamento e linguagem são capacidades indissociáveis: processos mentais e concepção de mundo surgem com a língua que falamos

Do som ao verbo
SABINE KERSEBAUM
Das primeiras sílabas ao discurso articulado, os anos iniciais de vida são essenciais para a consolidação da linguagem

Quando mais cedo melhor
KATHARINA KRAMER
É fácil aprender idiomas estrangeiros até o terceiro ano de vida. Mais tarde, o aprendizado se torna mais difícil

Labirintos da consciência
KAI VOLGELEY E ALBERT NEWEN
Quanto mais se conhece o funcionamento da mente, mais dúvidas temos a respeito de quem somos. Afinal, que sabemos de nós mesmos?

Cabelos&Cia.
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Eventos
BARBA&CIA
Mente Cérebro
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Dossiê
Scientific American
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Dossiê
História Viva
Edições Anteriores
Edições Especiais
Coleções
Jazz Vida antes da vida
EDITORA SEGMENTO
CNPJ: 65.698.516/0001-05
Rua Cunha Gago, 412 - 1º andar
Pinheiros - São Paulo/SP
CEP 05421-001
Telefone: (11) 3039.5600