As regras (incrivelmente) simples da estratégia
Harvard Business Review Brasil - Setembro - Ed. nº 9009
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Sumário da edição de Setembro 2012

FOCO ESTRATÉGIA

O foco de setembro apresenta três saídas para melhorar o desempenho da empresa. A primeira é tecer e testar hipóteses antes de se definir por uma ou outra estratégia. A segunda é criar regras simples que permitam a todos na empresa tomar boas decisões em tempo real. E a terceira é casar o estilo da estratégia à previsibilidade e à maleabilidade do setor. São três artigos:

Leve ciência à arte da estratégia
A.G. Lafley (ex-presidente P&G), Roger Martin (reitor University of Toronto), Jan Rivkin (professor HBS), Nicolaj Siggelkow (professor Wharton)

Como casar rigor empírico e criatividade para gerar estratégias inovadoras? Segundo os autores, é preciso adotar um processo no qual o raciocínio criativo produza possibilidades — possibilidades que então são postas à prova com uma análise rigorosa. Artigo dá um passo a passo.

Regras simples para um mundo complexo
Donald Sull (professor London Business School), Kathleen Eisenhardt (professora Standford University)

Qual o segredo para uma estratégia eficaz? Convertê-la em um punhado de diretrizes simiples e diretas que qualquer trabalhador possa seguir para tomar decisões em tempo real. Artigo expõe, em detalhe, como a brasileira ALL (América Latina Logística) adotou essa abordagem.

Sua estratégia precisa de uma estratégia
Martin Reeves, Claire Love, Philipp Tillmanns (Boston Consulting Group)

Quando a empresa casa o processo de definição da estratégia às circunstâncias do setor no qual opera, seu resultado melhora. Autores apresentam um modelo para a escolha do estilo estratégico certo — estilo que vai depender da previsibilidade do setor e do poder que a empresa tem de promover transformações nesse ambiente.


A GRANDE IDEIA
A nova “garagem” da empresa
Scott Anthony (diretor, Innosight)

Segundo o autor do best-seller O Livro de Ouro da Inovação, a inovação entra hoje em uma nova era. Nela, será cada vez mais importante criar modelos de negócios que tirem partido de vantagens singulares de grandes empresas. 

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