A criança em foco - Edição 2013
Cultura e Sociologia da Infância - Ed. nº 1
Produto indisponível

Sumário da edição 2013

 

Novas perspectivas para o estudo da infância por Teresa Cristina Rego Pesquisadores se esforçam para entender a infância a partir da ideia de que ela é uma construção histórica e social e não apenas um conceito ligado à imaturidade biológica

 

MANUEL JACINTO SARMENTO

A emergência da Sociologia da Infância em Portugal por Ana Cristina Coll Delgado Escutar o ponto de vista das crianças é reconhecer a competência, a participação e o protagonismo delas nas cidades, em decisões políticas, pesquisas, ciência, educação e espaços sociais

 

ALAN PROUT

Novas formas de compreender a infância por Angela Meyer Borba e Jader Janer Moreira Lopes Hoje se reconhece a complexidade do fenômeno, dado o seu caráter híbrido, a heterogeneidade da vida social, as redes e mediações de elementos que entram nessa composição, sem separar pessoas e coisas, natureza e cultura

 

WILLIAM ARNOLD CORSARO

O futuro da infância é o presente por Fernanda Müller e Ana Maria Almeida Carvalho Há mais de 30 anos, o sociólogo defende que compreender as crianças depende da realização de pesquisas com elas e contribui para a re exão sobre práticas pedagógicas

 

RÉGINE SIROTA

Novo ator no campo social por Anete Abramowicz A criança era uma espécie de fantasma para a sociologia, mesmo presente nas políticas públicas. A sociologia da infância quer ver a criança não só como um vir a ser, um devir, mas como um componente estrutural da sociedade

 

JENS QVORTRUP

A infância como fenômeno social por Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento Crianças são sujeitos sociais, que produzem mudanças nos sistemas em que vivem. As forças políticas e socioeconômicas in uenciam essas vidas ao mesmo tempo que as crianças in uenciam o cenário social, político e cultural

 

GILLES BROUGÈRE

O brinquedo e a produção cultural infantil por Tizuko Morchida Kishimoto É preciso buscar formas complexas de educação, que coloquem no mesmo espaço as formas lúdicas e educativas, mas que se tenha clareza sobre os atributos de cada uma

 

LORIS MALAGUZZI

Por uma nova cultura da infância por Ana Lúcia Goulart de Faria e Adriana Alves Silva Baseada na inovadora concepção de pedagogia da escuta, das relações e das diferenças, a educação infantil pode ser um espaço agradável para crianças, famílias e professoras/es

 

JORGE LARROSA

Pedagogia profana por Flávia Schilling A criança é um presente inatual, intempestivo, que nos questiona e carrega consigo o imprevisível. Ao colocar lado a lado a  gura da criança e da educação, deparamos com a “descontinuidade”

 

TULLIA MUSATTI

Uma infância melhor por Tatiana Noronha de Souza e Maria Clotilde Rossetti Ferreira A educação infantil deve oferecer um ambiente que possibilite experiências signi cativas. Para que os adultos facilitem a interação entre as crianças, eles precisam saber como as crianças aprendem

 

MATTHEW LIPMAN

A  loso a na formação das crianças por Walter Omar Kohan Por meio da  loso a, é possível ajudar as crianças a pensar de forma crítica, criativa e cuidadosa sobre si mesmas e o mundo que as rod

Cabelos&Cia.
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Eventos
BARBA&CIA
Mente Cérebro
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Dossiê
Scientific American
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Dossiê
EDITORA SEGMENTO
CNPJ: 65.698.516/0001-05
Rua Cunha Gago, 412 - 1º andar
Pinheiros - São Paulo/SP
CEP 05421-001
Telefone: (11) 3039.5600