A criança em foco - Edição 2013
Cultura e Sociologia da Infância - Ed. nº 1
Produto indisponível

Sumário da edição 2013

 

Novas perspectivas para o estudo da infância por Teresa Cristina Rego Pesquisadores se esforçam para entender a infância a partir da ideia de que ela é uma construção histórica e social e não apenas um conceito ligado à imaturidade biológica

 

MANUEL JACINTO SARMENTO

A emergência da Sociologia da Infância em Portugal por Ana Cristina Coll Delgado Escutar o ponto de vista das crianças é reconhecer a competência, a participação e o protagonismo delas nas cidades, em decisões políticas, pesquisas, ciência, educação e espaços sociais

 

ALAN PROUT

Novas formas de compreender a infância por Angela Meyer Borba e Jader Janer Moreira Lopes Hoje se reconhece a complexidade do fenômeno, dado o seu caráter híbrido, a heterogeneidade da vida social, as redes e mediações de elementos que entram nessa composição, sem separar pessoas e coisas, natureza e cultura

 

WILLIAM ARNOLD CORSARO

O futuro da infância é o presente por Fernanda Müller e Ana Maria Almeida Carvalho Há mais de 30 anos, o sociólogo defende que compreender as crianças depende da realização de pesquisas com elas e contribui para a re exão sobre práticas pedagógicas

 

RÉGINE SIROTA

Novo ator no campo social por Anete Abramowicz A criança era uma espécie de fantasma para a sociologia, mesmo presente nas políticas públicas. A sociologia da infância quer ver a criança não só como um vir a ser, um devir, mas como um componente estrutural da sociedade

 

JENS QVORTRUP

A infância como fenômeno social por Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento Crianças são sujeitos sociais, que produzem mudanças nos sistemas em que vivem. As forças políticas e socioeconômicas in uenciam essas vidas ao mesmo tempo que as crianças in uenciam o cenário social, político e cultural

 

GILLES BROUGÈRE

O brinquedo e a produção cultural infantil por Tizuko Morchida Kishimoto É preciso buscar formas complexas de educação, que coloquem no mesmo espaço as formas lúdicas e educativas, mas que se tenha clareza sobre os atributos de cada uma

 

LORIS MALAGUZZI

Por uma nova cultura da infância por Ana Lúcia Goulart de Faria e Adriana Alves Silva Baseada na inovadora concepção de pedagogia da escuta, das relações e das diferenças, a educação infantil pode ser um espaço agradável para crianças, famílias e professoras/es

 

JORGE LARROSA

Pedagogia profana por Flávia Schilling A criança é um presente inatual, intempestivo, que nos questiona e carrega consigo o imprevisível. Ao colocar lado a lado a  gura da criança e da educação, deparamos com a “descontinuidade”

 

TULLIA MUSATTI

Uma infância melhor por Tatiana Noronha de Souza e Maria Clotilde Rossetti Ferreira A educação infantil deve oferecer um ambiente que possibilite experiências signi cativas. Para que os adultos facilitem a interação entre as crianças, eles precisam saber como as crianças aprendem

 

MATTHEW LIPMAN

A  loso a na formação das crianças por Walter Omar Kohan Por meio da  loso a, é possível ajudar as crianças a pensar de forma crítica, criativa e cuidadosa sobre si mesmas e o mundo que as rod

Cabelos&Cia.
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Eventos
BARBA&CIA
Mente Cérebro
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Dossiê
Scientific American
Assinaturas
Edições Anteriores
Edições Especiais
Dossiê
História Viva
Edições Anteriores
Edições Especiais
Coleções
Jazz Vida antes da vida
EDITORA SEGMENTO
CNPJ: 65.698.516/0001-05
Rua Cunha Gago, 412 - 1º andar
Pinheiros - São Paulo/SP
CEP 05421-001
Telefone: (11) 3039.5600